A maneira mais fácil de descobrir Descubra se você está sendo sabotado pelo seus preços é acertar no modo de precificar seus produtos ou serviços. Esse é “um” dos GRANDES PROBLEMAS que a maioria dos empresários tem, e não sabem. Precificar seu produto do modo correto.
Quantos donos de empresas você já ouviu falar: “Comprei por R$ 100,00, estou vendendo por R$ 200,00 e ganhando 100% de margem.”
Triste ilusão.
Ele começa cair em si, ou às vezes nem cai, quando o fluxo de venda diminui, como consequência o fluxo de dinheiro diminui, então falta o capital para comprar mercadoria. Precificação incorreta é um dos motivos da falta de capital para comprar mercadoria de reposição, porque às vezes, mesmo dobrando o preço de custo, vai te sobrar 10% de margem.
Porém, o financeiro é apenas um dos 3 pilares da precificação. É preciso saber quem é a nossa Persona, porque a partir disso, conseguimos fazer um preço acessível a ela.
Exemplo bem a grosso modo para entendimento:
Persona 1
Homem, casado, com filhos, trabalha no escritório de contabilidade, tem uma renda mensal de R$ 2.000,00/mês.
Persona 2
Homem, solteiro, com filhos, trabalha no escritório de contabilidade, tem uma renda mensal de R$ 2.000,00/mês.
Homens com as mesmas características, porém, o simples fato dele ser casado ou solteiro, muda o modo de precificar o produto. Porque o homem casado, divide as contas de casa com a esposa, já o homem solteiro banca sozinho a casa. Para quem sobra mais dinheiro no final do mês?
Então a precificação precisa ser pensada de modo diferente para cada tipo de Persona.
Quer saber mais sobre Persona, olha nosso post
E por último, mas não menos importante, precisa saber o quanto a concorrência está colocando o valor do mesmo produto.
Aqui teremos que fazer alguns raciocínios na hora de precificar.
Exemplo:
Concorrente A
Produto A – R$ 100,00
Concorrente B
Produto A – R$ 120,00
Concorrente C
Produto A – R$ 80,00
Se seu preço de custo total da mercadoria for próximo a esses valores, sinto lhe informar, ou você troca de fornecedor, invista numa compra maior para melhorar sua margem, ou não compre o produto.
Estar de olho no mercado sempre é bom para ter um parâmetro de quanto cobrar, mas nunca se esqueça, VENDA VALOR E NÃO PREÇO.
Vamos ao exemplo prático que dei lá em cima, compro por R$ 100,00 e vendo por R$ 200,00:
- Compra de 500 peças por R$ 100,00/cada
- Custo fixo da empresa: R$ 6.000,00
- Embalagem: R$ 5,00
- Comissão vendedores: 10%
- Imposto: 14%
- Taxa da máquina de cartão: 3%
R$ 6.000,00 / 500 = R$ 12,00 (Custo Fixo)
R$ 200,00 – 10% = R$ 20,00 (Custo Variável – Comissão Vendedores)
R$ 200,00 – 14% = R$ 28,00 (Custo Variável – Imposto)
R$ 200 – 3% = R$ 6,00 (Custo Variável – Taxa do cartão)
R$ 5,00 (Embalagem)
Custo real do produto = R$ 171,00
Sua margem real de ganho é de 17% e não de 100% como você imaginava no começo.
Então antes de entrar no mercado, aprenda a fazer a precificação do modo correto, senão seu investimento pode minguar em pouco tempo.