GAMIFICATION E SEUS RESULTADOS | Clique Comida

GAMIFICATION E SEUS RESULTADOS

Toda empresa focada em resultado tem a obrigação de traçar metas e etapas de evolução internas e externas, sobretudo em relação as pessoas, seja a equipe envolvida ou seus consumidores. se isso faz sentido para você, é hora de falar de GAMIFICATION.


O uso de elementos gráficos dos jogos dentro nas ações de marketing, na produtividade, nos treinamentos, no plano de carriera, enfim, no foco em obter resultados melhores é sempre um desafio, são fases à serem superadas. Esse é o jogo da nova geração.

GAMIFICATION é uma das técnicas que vem sendo mais usadas pelo marketing para obter mais engajamento em suas ações de comunicação de uma maneira mais leve, divertida e motivacional. Para isso temos algumas aplicações e maneiras de usá-las:


Veja empresas que usam GAMIFICATION


Gamification Externo: com o uso desse modo podemos ter vários efeitos dentro da empresa em relação aos clientes. Tendo mais interação e motivação com eles e como resultado, mais engajamento e motivação para consumirem a marca.


Gamification Interno: É uma boa solução para a empresa poder treinar seus funcionários de maneira mais divertida e tendo resultados melhores, lembrando que a gamificação sempre vai gerar mais engajamento no meio que for usado, trazendo melhores resultados onde foi aplicado.


Gamification Comportamental: Um dos grandes desafios é a mudança de comportamento das pessoas. Com as técnicas certas podemos mudar o hábito de consumo de nossos clientes ou comportamento interno de funcionários em qualquer parte do processo. É preciso uma boa técnica para esse tipo de gamification. Para se ter uma noção, as pessoas levam em média 21 dias para poder mudar seu comportamento.


É preciso usar vários recursos dentro dos games focados em gerar esse engajamento e motivação para quem vai passar pelo processo. Abaixo uma lista das técnicas que são usadas dentro da gamificação.

  • Progressão – mostre a evolução de quem progride;
  • Níveis – cada etapa deve deixar clara suas sequências;
  • Avatares – personifique o usuário;
  • Recompensas – qual o objetivo do nível? Bonifique cada conquista;
  • Levels – depois de vencer uma etapa ele está apto à novos desafios;
  • Pontos – evidencie o resultado ponto a ponto;
  • Conquistas – metas precisam ser claras;
  • Missões – desafios táticos dentro de cadafase;
  • Medalhas – cada pequena conquista tem um aperitivo do bônus.

Case de Sucesso


Um caso de sucesso de GAMIFICATION que vale ser destacado foi usado por uma marca de refrigerantes no Japão e alcançou altos níveis dentro das propagandas geradas espontaneamente pelo público no país. Foi criado um aplicativo que dava descontos nos produtos e moedas que eram usadas exclusivamente no App, porém, só funcionava quando o vídeo-comercial veiculava na televisão.


As pessoas tinham que balançar o celular enquanto a propaganda passava no comercial e assim o App gerava os prêmios, eo próprio Aplicativo avisa o horário quando iam passar os comerciais. Em pouco tempo virou uma febre em todo o Japão. Conhecido como Chok Chok a ação fez muito sucesso, com certeza um dos cases de maior sucesso dentro do assunto.


Sua vez de GAMIFICAR


O perfil do novo empreendedor é imediatismo sempre e em tudo, já falamos do Paradóxo da Liberdade do Empreendedor antes, pois então, de maneira ágil e sucinta, podemos concluir que criar aplicativos ou sites com técnicas muito bem planejadas e pensadas com o objetivo certo, com simplicidade, com desafios que façam sentido e com recompensas atraentes, é o novo mapa do tesouro do engajamento. Afinal GAMIFICATION não é produção de jogos e sim o uso de elementos dos jogos dentro das ações de comunicação e vendas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *