SE VOCÊ ACHA QUE "PRESENÇA DIGITAL" É SÓ TER UM SITE, ACHOU ERRADO | Clique Comida

SE VOCÊ ACHA QUE “PRESENÇA DIGITAL” É SÓ TER UM SITE, ACHOU ERRADO

Sinto amigo(a) lhe dizer mas esqueça tudo o que você imagina ser: “estar presente na internet”. É hora de entender porque algumas marcas vendem e crescem cada vez mais nos meios virtuais e outras vão à falência.


Você empresário(a), detém uma marca, vende produtos ou algum serviço, no atacado ou varejo, presencial ou à distância, enfim, qualquer que seja o seu Negócio, é possível afirmar que ele foi impactado positiva ou negativamente pela Pandemia. Ileso ninguém ficou. Na grande maioria dos casos, houve uma brutal queda de vendas e uma evidente necessidade de adequar o CORE da empresa à uma nova realidade: é preciso continuar vendendo de forma virtual.
Em meio a conselhos, estudos, vídeo-dicas e/ou consultas profissionais, uma unanimidade ressoa o tempo todo, é preciso definir a PRESENÇA DIGITAL da sua marca.


Pois bem, afinal do que se trata essa bendita PRESENÇA DIGITAL?


Aí vem o moderninho e diz, ah mas não é só ter site no ar? Não é só fazer um postzinho? Meu sobrinho tira umas fotos da minha loja e posta no “feice”, num é isso?
Quem dera fosse assim tão simples amigo(a)! Enfim, não tema, não tenha vergonha, não é nenhum bicho de sete cabeças, já é passada a hora de você entender de vez o que significa essa tal PRESENÇA DIGITAL e saber o como, onde, quando, por quê, quanto custa, por quanto tempo deve-se construir suas atuações estratégicas e suas ações táticas nesse meio, entender se a mensagem é pertinente ao canal, se a linguagem é condizente com o “hype”, se o budget é suficiente para gerar conversões e principalmente, saber monitorar os relatórios para ter uma gestão eficiente… espero que você elimine definitivamente suas dúvidas e nunca se deixe enganar por um“expert do youtube” qualquer.


Ok, então o que é PRESENÇA DIGITAL?


O primeiro e mais importante passo para entender o que é PRESENÇA DIGITAL, é entender quem é o seu público, quais mídias sociais seu público acessa, com que frequência, o que buscam, o que os entretêm. Listando as mídias favoritas do seu público consumidor é hora de agir, você precisa colocar sua marca lá. Vou exemplificar:

“Imagine que sua marca seja um varejo, comum, loja de embalagens. A pandemia impactou de forma positiva nesse mercado, mais vendas delivery, mais embalagens para entregar. Então sua empresa, abaixa as portas [por força maior] e precisa vender só Delivery”. É aqui que você precisa entender seu público, como vão procurar seus produtos por meios digitais:

  • Qual o melhor canal de atendimento: atenda via WhatsApp, Messenger, Telegram, SMS, Direct, e-mail, por onde seu consumidor estiver;
  • Se te procuram no Google: então tenha seu site, tenha seu e-commerce, anuncie em marketplace [todos se for possível], em portais de notícias local, seja mencionado por alguém relevante. Invista em GoogleAds [compra de palavras-chaves] para ser mais eficiente;
  • Eles ficam mais tempo no Facebook/Instagram: tenha Fanpage, Perfil, FacebookShop, faça Stories diariamente, interaja de forma simpática e funcional esclarecendo dúvidas, crie um SAC, troque likes, comente e siga seu público de volta. Invista em FacebookAds [já inclui Instagram] defina a melhor estratégia e qual o seu OBJETIVO nessas campanhas [vale outro post esse tema hein!!] e monetize para ter melhores resultados;
  • Ou se ficam infindáveis horas no Youtube: crie seu canal, ensine como usar seu produto, faça tutoriais, justifique porque seu produto é o melhor. Invista em YoutubeAds [aqueles 5seg antes dos vídeos] não parece, mas funciona que é uma beleza.


Ou seja meu caro(a), ter PRESENÇA DIGITAL é estar no momento certo, no lugar certo, para a pessoa certa, no máximo de canais possíveis. Isso define a longevidade da sua empresa em tempos modernos, agora quanto a estruturar as demais questões de COMO usar essa presença a seu favor, aí já é tema para os próximos posts. Comenta aí como anda a sua Presença Digital.

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